segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Grupo de Flautas da UFMT se apresenta na Argentina nesta terça-feira (20)


Alunos do curso de Música que compõem o Grupo de Flautas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se apresentam nesta terça-feira em um dos mais importantes eventos dedicados ao instrumento, o Festival Flautas Del Mundo, em Mendonza, Argentina.

Depois da participação no festival em 2014, o grupo que foi selecionado pelo Comitê Acadêmico – por meio de material audiovisual -  retorna com nova formação e ampliação de repertório. A nova composição deriva da fusão do Grupo de Música Antiga, criado em 2012, e do Grupo Doces Flautas com objetivo de interpretar diversos gêneros da música brasileira.

O repertório estudado pelo Grupo atualmente contempla cinco peças eruditas do Barroco Colonial Brasileiro, compostas em latim, para vozes, pelo Padre José Maurício Nunes Garcia, das quais quatro foram para o evento da Semana Santa e uma peça, In monte Oliveti, que foi inspirada num trecho do Novo Testamento. Para a execução destas peças foram feitos arranjos e adaptações, uma reelaboração que possibilita a execução com o quarteto de flautas de bisel.

Considerando as raízes da cultura musical evidenciadas pelas características dos povos originários do Brasil serão executadas músicas do repertório indígena, do repertório africano, da expressão popular das cinco regiões brasileiras, além de clássicos da música popular brasileira - MPB.

O grupo celebra a oportunidade por conta da possibilidade de expandir o universo geográfico e promover a interação entre culturas de vários países, afinal, o festival que segue até o dia 25, reúne grandes expoentes de diferentes regiões do mundo. Durante todos estes dias, são realizados concertos, masterclasses, palestras, debates e exposições de instrumentos pelos seus luthiers.

O Flautas Del Mundo tem como objetivos, integrar música com atividades relacionadas à preservação do ambiente, explorar a relação entre o instrumento, o corpo e o processo de pensamento e informar para estudantes de música e o público em geral dos diversos estilos musicais realizados com flautas do mundo. É um espaço para realçar as características de cada instrumento, fornecidas por especialistas do seu local de origem e contribuir para a divulgação da pesquisa de diferentes tipos do instrumento construídos no mundo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes