quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

ACONTECE NESTA SEXTA-FEIRA (20/01) A ABERTURA DA EXPOSIÇÃO TODA FORMA DE AMOR VALERÁ DA ARTISTA VISUAL ROSYLENE PINTO


EXPOSIÇÃO Toda forma de amor valerá

Conectada aos quatro elementos da natureza, a expressão da artista Rosylene Pinto revela suas inferências culturais/simbólicas expressas na arte em escultura com a temática relacionada às várias formas de amar, seja na relação maternal entre a criadora e criatura, nas diversas formas de cuidado, na relação do ser humano com outros seres, amor homo e heteroafetivos e acima de tudo, o amor próprio. Sua memória afetiva traz a materialização de pequenos gestos que podem ser interpretados como manifestações do amor, os quais a artista nos oferta um dinamismo na composição que é fruto de novas experimentações e aprendizado que engendra a matéria-corpo, um figurativismo. Sua escultura parece ser matéria para um imbricado de percepções antropológicas e sociais numa tríade corpo-escultura-mundo.
A mostra reúne mais de 30 obras que são parte da recente pesquisa da artista que traz uma nova paleta de cores e pigmentos, novas descobertas tecnológicas no processo de elaboração das obras e o seu olhar para o universo do amor. A exposição foi pensada de forma inclusiva, por meio de uma sala tátil para os portadores de deficiência visual e espaço apropriado para circulação de cadeirantes.
A exposição Toda forma de amor valerá oportuniza ao público apreciador a criação de suas próprias narrativas a partir das imagens, texturas sensíveis, cheiros e sonoridades ofertadas. Assim, se lança Rosylene Pinto em sua primeira exposição individual, apresentada na Galeria do Sesc Arsenal em Cuiabá – MT, com curadoria de Ruth Albernaaz e Imara Quadros.

SOBRE A ARTISTA

Rosylene Pinto, cuiabana, Engenheira de formação, nascida em 24/04/1969.  Desde criança, sempre gostou de tudo que era relacionado à arte, seu primeiro contato com a arte foi através do seu pai que era um excelente desenhista autodidata, e como sua avó materna que era ceramista pratica que fazia seus próprios utensílios domésticos. Mas só em 1999 iniciou sua carreira artística integrando-se a um grupo de artistas orientado pela professora Vilmali, nas artes da pintura em tela. Hoje além da Pintura, tem como sua principal atividade artística as esculturas em cerâmica figurativa, realiza também trabalhos em xilogravuras, desenhos e fotografia. Participou de diversas exposições coletivas com destaque Mostra de Arte Contemporânea dos Artista de Mato Grosso com a curadoria de Divino Sobral (2013) em Cuiabá-MT; Salão de Artes de Mato Grosso com a Obra “Conectados” escultura em Cerâmica figurativa (2014) em Cuiabá-MT; Mostra Inaugural coletiva da Galeria Mirante das Artes (2014) com a curadoria de Aline Figueiredo em Várzea Grande – MT; Salão Naif da ACUBÁ, com curadoria Heleninha Botelho (2014), na Galeria N’Artes em Cuiabá MT; Exposição Coletiva “Pintando sobre a Copa e as Belezas de Mato Grosso” (2014) MACP/UFMT em Cuiabá-MT; Exposição Coletiva de Arte Fecundo Cerrado (2014)  com a curadoria de Ruth Albernaz, Benedito Nunes  e Rosylene Pinto em Cuiabá – MT;  Exposição Coletiva Prova de Artista, Xilogravura, com a Curadoria de Imara Quadros (2015), exposição convidada para esta junto a Exposição “Poesia do Corte e da Linha” do artista Modernista de renome internacional Lasar Segall com gravuras em metal e xilogravuras em Cuiabá – MT; Exposição Coletiva Cidade em Arte, com os Artistas Clovis Irigaray, Victor Hugo e Rafael Jonnier, (2016) na inauguração da Galeria de Arte Luiz Beccari em Cuiabá-MT;  Exposição Coletiva “Natureza Substantivo Feminino” Curadoria Imara Quadros e Ruth Albernaaz; 1º Salão Pan-Amazônico das Artes (2016) em Manaus -AM; 

Boa apreciação!


SERVIÇO:

Exposição Toda Forma de Amor Valerá
Local: Galeria de Arte do Sesc Arsenal 
Rua 13 de junho s/nº - Centro Sul – Cuiabá-MT
Abertura: 20/01/17 AS 19:30 h
Período da Exposição: 20/01 A 24/03/17
Horário de Visitação: Terça a Sábado das 14 h as 21 h e Domingo e feriados das 15 h as 21 h.
Realização: SESC MT - SESC Arsenal 
Parceiros: Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, Maloca do Quati D’Arte e Blog Fuzuê das Artes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes