quarta-feira, 14 de junho de 2017

Acontece nesta Quarta-feira (14/06) o Lançamento do livro "Andanças pelos confins de Mato Grosso", de Rodrigo Vargas e José Medeiros


Lançamento do livro "Andanças pelos confins de Mato Grosso", de Rodrigo Vargas e José Medeiros.

O território de Mato Grosso é equivalente ao da Venezuela. Dentro de suas divisas, cabem uma França e mais quatro países do tamanho de Portugal.
Cobrir de perto essa imensidão, em meio a complicadores como a dificuldade de acesso a determinadas regiões, é uma tarefa cara, arriscada e que demanda um tempo que o jornalismo atual precisa voltar a dispor.
Há ainda restrições financeiras e estruturais, que muitas vezes limitam a cobertura do interior a registros distantes e factuais, apurados por telefone.
No conjunto de reportagens selecionadas para compor o livro “Andanças: reportagens pelos confins de Mato Grosso” de Rodrigo Vargas e José Medeiros, que será lançado no dia 14 de junho pela Entrelinhas Editora, estão compilados quase 10 anos de tentativas de superar essas barreiras.
Andanças a pé, em barcos, de carro ou de avião. Andanças em meio à poeira, vencendo atoleiros e pontes precárias. Andanças ao encontro de histórias, lugares e pessoas improváveis, inesquecíveis.
Do extremo sul, no espetacular cenário do Parque Nacional do Pantanal, ao extremo norte, onde bravos mato-grossenses levam a vida em meio à floresta.
Do Araguaia de Casaldáliga ao rio Guariba, dos últimos seringueiros. Da solidão do índio JuláParé, o último falante de seu idioma, à desilusão dos migrantes japoneses.
“Mato Grosso, com sua diversidade de povos, culturas e cenários, segue sendo um espaço raro para o jornalismo. É fundamental, porém, colocar o pé na estrada”, afirma o jornalista Rodrigo Vargas, que assina o livro juntamente com o fotojornalista José Medeiros.
“Sempre tive o espírito inquieto, ávido por estas reportagens especiais”, explica o fotojornalista José Medeiros. “Começei essa busca com os jornalistas Joanice Pierini e Rubens Valente, antes de me aventurar com Rodrigo Vargas, para o jornal Diário de Cuiabá nos confins de Mato Grosso, em algumas das reportagens agora registradas neste livro,” explica o autor.
SERVIÇO
O que: Lançamento do livro “Andanças: reportagens pelos confins de Mato Grosso”, de Rodrigo Vargas e José Medeiros, pela Entrelinhas Editora
Livro em capa dura, policromia total em papel couche, 208 páginas
Onde: no Salão Social do Sesc Arsenal
Quando: 14 de junho de 2017, quarta-feira, a partir das 20 horas
Valor do investimento: R$ 50,00, no lançamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes