domingo, 5 de novembro de 2017

Nesta Segunda-feira (06/11) inicia a Semana Cantorum 2017 na Paróquia do Cristo Rei em Várzea Grande MT




Paróquia do Cristo Rei, em VG, recebe a Semana Cantorum 2017

Evento, que começa nesta terça-feira (6), terá a participação de 18 corais e grupos de cantos da região e mais de 500 coralistas; a entrada é a doação de 1 kg de alimento não-perecível.

Várzea Grande será palco de uma atividade cultural que une música e religiosidade. A Semana Cantorum de Música Sacra de Mato Grosso está de volta prometendo emocionar o público que comparecer às apresentações do espetáculo. A edição 2017 terá como cenário o palco da Paróquia Cristo Rei e será realizada entre os dias 6 e 10 de novembro, sempre às 20h. Antes, às 19h30, haverá palestras, sempre com um tema diferente. A entrada é gratuita, mas a organização pede a doação de um 1 kg e alimento não-perecível que será revertida para comunidades carentes atendidas pela paróquia.

A Semana, que este ano chega a sua quarta edição, virá com 18 corais e grupos de canto que atuam em municípios da Região do Vale do Rio Cuiabá. O evento terá a participação de mais de 500 coralistas com idades entre cinco e 98 anos. É a primeira vez em quatro anos que o evento sai da Capital, já que deixou de ser a Semana Cantorum de Cuiabá para ser a Semana Cantorum  de Música Sacra de Mato Grosso.  A vinda do espetáculo para a Cidade Industrial é uma forma de celebração pelos seus 150 anos de emancipação política.

“Desde o começo esta era uma proposta da semana, ir até a população e comunidades para levar mensagem do evangelho aos cristãos, exercitando também o papel social da semana”, esclarece o regente André Vilani, diretor artístico da Semana Cantorum. Ele afirma que o evento é uma chance para que a população conheça o trabalho desenvolvido por corais que atuam na região e que tem, dentre outros estilos do ponto de vista estético, a música sacra como parte do repertório, já que une a igreja e a música.

“A música sacra é religiosa por natureza, o que não significa litúrgica. Por outro lado, não precisa ser católico para apreciar a música sacra. O canto gregoriano, por exemplo, é muito difundido, admirado e cultuado por cristãos e até não-cristãos, especialmente por sua estética”, explica Vilani. O diretor artístico pontua que a música sacra é uma forma de oração, uma forma de falar com Deus. “É uma maneira de evangelizar, de conversar com o Criador, de levar os ensinamentos de Jesus e até mesmo de convidar o cristão a vivenciar mais a igreja e sua função junto à sociedade. A música é um grande aliado de todas as religiões, uma ferramenta para levar a palavra”, analisa.
A realização da VI Semana Cantorum de Música Sacra de Mato Grosso conta com patrocínio da Gráfica Print, Best Intercambios, Prefeitura de Várzea Grande, Solaris, Bellsom, A Cênica, UFMT, Fabinho Promoções.

Os donativos arrecadados serão doados à Congregação dos Vicentinos da Paróquia, que administrará a destinação final dos alimentos às comunidades carentes.

Música Sacra - A expressão foi cunhada pela primeira vez durante a Idade Média, quando se decidiu que deveria haver uma teoria musical distinta para a música das missas e a música do culto, e tem em sua forma mais antiga o canto gregoriano. A música sacra foi desenvolvida em todas as épocas da história da música ocidental, desde o Renascimento (Arcadelt, Des Près, Palestrina), passando pelo Barroco (Vivaldi, Bach, Haendel), pelo Classicismo (Haydn, Mozart, Nunes Garcia), pelo Romantismo (Bruckner, Gounod, César Franck, Saint-Saëns) e finalmente o Modernismo (Penderecki, Amaral Vieira).

Programação Geral

06/11/2017 - Segunda-feira
Palestra: Liturgia - Mistério da Salvação.
Pe. Overland de Moraes Costa

Corais: 
• Coral Cristo Rei
• Coral Infantojuvenil Projeto Alquimia
• Coral Mãe de Misericórdia
• Coral Experimental/OEMT
• Grupo Vocal Alma de Gato

07/11/2017 - Terça-feira

Palestra: O canto como expressão do Mistério Litúrgico
Pe. Cid Fortuna

Corais:
• Coral Regina Coeli
• Conjunto Musical Arautos do Evangelho
• Coral Infantojuvenil Arautos do Evangelho
• Coral das Famílias Arautos do Evangelho
• Grupo Vocal Masculino da Ordem 1° Arautos do Evangelho
• Conjunto Musical Arautos do Evangelho. 

08/11/2017 - Quarta-feira
Palestra: Jesus Cristo: Protagonista da Liturgia. 
Pe. Flávio Rafael M. de Almeida.

Corais: 
• Coral Infantojuvenil Coração de Jesus.
• Grupo de Seminaristas Dom Aquino Correia
• Coral Laudis Canticum. 

09/11/2017 - Quinta-feira

Palestra: A linguagem da celebração litúrgica.
Pe. Carlos Eduardo G. dos Santos

Corais: 
• Coral Juvenil Arte Cidadã
• Coral do Apostolado da oração
• Coral Infantojuvenil Arte Cidadã.

10/11/2017 - Sexta- feira

Palestra:  Mistério litúrgico celebrado e vivido. 
Pe. Edmilto Santos Mota

Corais
• Madrigal Cantique
• Coral Santa Cecília
• Coral Arquidiocesano de Cuiabá

Serviço:

Evento: IV Semana Cantorum de Música Sacra de Mato Grosso 
Dias: 6 a 10/11/2017
Local: Paróquia Cristo Rei (Várzea Grande)
Endereço: Rua Emanuel Pinheiro, nº 200 bairro Cristo Rei
Palestra: às 19h30
Apresentação dos corais: às 20h
Outras informações: 65 3685 2097
Assessoria de Imprensa: 65 99957 3963 (Anderson Pinho) 
Outras informações: 
Organização do evento: 65 3685 2097 (Paróquia do Cristo Rei)
Assessoria de Imprensa: 65 99957 3963 (Anderson Pinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes